Andropausa
Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece gerando sintomas como cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual. Em alguns casos existe a necessidade da realização da reposição hormonal, necessitando sempre da ajuda do especialista para o tratamento.
Colesterol e Triglicerídeos
Com a correria do dia a dia e novos hábitos alimentares, muitos acabam por desenvolver aumentos do colesterol e dos triglicerídeos. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
Diabetes
O diabetes é uma das doenças mais prevalentes do mundo e muitas vezes subdiagnosticada. A avaliação laboratorial para pessoas com fatores de risco como obesidade, sobrepeso, história familiar positiva e sedentarismo tornam-se fundamentais anualmente. Alguns sintomas podem sugerir diabetes descompensado como sensação de muita sede, perda de peso sem explicação e aumento da diurese durante o dia e a noite, sendo importantíssimo a busca por uma avaliação médica o quanto antes.
Distúrbios da Menstruação
Irregularidades menstruais podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.
Doenças da Glândula Supra-Renal
Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
São doenças pouco diagnosticadas e por isso indivíduos podem permanecer durante anos sem um diagnostico adequado.
Doenças da Hipófise
Tumores da hipófise podem levar à presença de leite nas mamas, fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça, diminuição da libido e distúrbios da visão. A avaliação médica pelo endocrinologista torna-se fundamental no caso de sintomas como este, visando afastar quadros endocrinológicos.
Excesso de Pelos
Mulheres com excesso de pelos, chamamos de hirsutismo, acne ou aumento da musculatura, podem estar relacionados com produção excessiva de hormônios masculinos e existem tratamentos que visam minimizar tais sinais e sintomas.
Excesso de peso
A obesidade e a síndrome metabólica representam um risco para a saúde. Sabemos que a tais patologias podem aumentar não só o risco de doenças cardiovasculares como o aumento da mortalidade em geral.
Existem diversas doenças associadas como apneia do sono e complicações ortopédicas que estão intimamente relacionadas. O tratamento orientado pelo especialista é de extra importância pois cada caso deve ser avaliado e tratado de forma adequada.
Osteoporose
Doença muito comum que afeta principalmente mulheres após a menopausa podem levar a fraturas ósseas graves. O acompanhamento medico é fundamental para evitar complicações relacionadas.
Reposição Hormonal da Menopausa
A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa. Existem critérios que determinam a indicação adequada da reposição, lembrando sempre de manter o acompanhamento médico regular.
Tireoide
Nódulos ou aumento de volume do pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; coração acelerado; perda ou ganho de peso, excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireoide. São diversas patologias que envolvem a tireóide, no caso de suspeita de alguma delas ou alguns desses sintomas, procure sempre um endocrinologista para investigação.